sábado, 9 de abril de 2011

MATEMÁTICA:LIVRO : Pode Contar Comigo – Alfabetização Matemática/ 1º ANO/FTD

EIXO 1 – Espaço e Forma Capacidade 1.3 Identificar pontos de referência para situar e deslocar pessoas/objetos no espaço.






Conteúdos: 01-Descrição de uma posição por meio de uso de expressões de referência: á frente, á esquerda de, á direita de, atrás de, etc. P. 17 a 25.
02-Representação de deslocamento por meio de desenhos, mapas e plantas( para o reconhecimento do espaço e localização nele). P. 26.


Capacidade 1.5 – Perceber o próprio corpo, sua forma, suas dimensões e sua relação com o espaço físico. Conteúdo: Noção de direção e sentido: percursos. P. 26 e 86
Capacidade 1.6 –Identificar, descrever e comparar padrões( Por ex: blocos lógicos) usando uma grande variedade de atributos como tamanho, forma, espessura e cor. 01 – As formas geométricas presentes no cotidiano ( escola, objetos, natureza, etc) P. 45/52.
02 – Construção e representação de formas geométricas. P.140
03 – Figuras Planas:quadrado, triângulo e retângulo. P. 140 a 145.
Capacidade 1.11 – Identificar semelhanças e diferenças entre poliedros ( cubo, prisma, pirâmide e outros) e não poliedros ( esfera, cone, cilindro e outros) 01 – Reconhecimento e estudo dos elementos das figuras espaciais: cilindros, cones, pirâmides, paralelepípedos, cubos.
- Poliedros e corpos redondos. P. 45 a 52.

Eixo 2 - Grandezas e Medidas 2.1 – Comparar, através de estratégias pessoais, grandezas de massa, comprimento e capacidade, tendo como referência unidades de medidas não convencionais ou convencionais. 01 – Noções de distância, sentido, espessura, cor e tamanho( conceitos básicos) P. 7 a 16.
02 – Instrumentos de medida não convencionais: passos, palmos, etc. P.90/91
2.2 – Reconhecer e utilizar, em situações-problema, modelos concretos e pictóricos, as unidades usuais de medida: tempo, sistema monetário, comprimento, massa, capacidade e temperatura. 01- Medidas de capacidades: litro, meio litro e mililitro. P.95.
02 – Uso de balanças.
2.3 – Usar horários, calendários e calcular o tempo decorrido em intervalos de hora para solucionar problemas do cotidiano. Medidas de tempo: segundos, minutos, horas, dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano, década. P.97-98.
2.8 – Identificar e comparar quantidade de dinheiro em cédulas e moedas. Reconhecimento e utilização de cédulas e moedas. P. 135.

Eixo 3 – Números e Operações. 3.1 –Utilizar critérios de classificação, seriação, ordenação, inclusão e conservação de quantidades. Comparação, seriação, inclusão e conservação de quantidades. P. 13 a 44.
3.3 – Relacionar a história da matemática na construção do número e sua importância no contexto social. A construção do número. P. 53 a 79.
P.117 a 132.
3.5 – Escrever, comparar e ordenar números naturais de qualquer grandeza. 01 – Agrupamento na base 10 – P.133.
02 – Número par e ímpar – P. 81.
03 – Números ordinais: função, leitura e representação. P. 83/85.
04 – Sinais convencionais para registrar adição e subtração. P. 101 a 109.
05 –dobro, triplo, quádrupo – P. 149 a 154.
3.6 – Utilizar estratégias pessoais e técnicas convencionais para resolver situação-problema, envolvendo adição e subtração(sistematicamente); multiplicação, divisão ( noções). 01 – Noções de adição: juntar e acrescentar. P. 101 a 108.
02 –Noções de subtração: tirar, comparar e completar. P. 109 a 116.
03 – Noções de multiplicação: possibilidades. P.146.
04 – Noção de divisão: idéia de repartir.P.155 a 161.

3.7 –Reconhecer e representar o número fracionário em situações significativas e concretas. Frações comuns: metades. P. 157
3.8 –Reconhecer a função da vírgula na escrita e leitura de números decimais em situações envolvendo valores monetários por meio de preços, trocos, orçamentos. Sistema Monetário: troca entre valores, cálculo de preço. P. 135.
Elaboração de problemas significativas em contextos reais de situações de compra e venda. P.135.

Eixo 4 – Tratamento da Informação 4.3 – Ler e interpretar informações e dados apresentados de maneira organizada por meio de listas, tabelas, mapas e gráficos, e em situações-problema. Leitura e interpretação de dados em listas, tabelas, mapas, gráficos. P.74.