sexta-feira, 4 de março de 2011

Estudo de Ciências e Elaboração de Experiências por meio da Revista “Ciência Hoje, para Crianças

Objetivos:
1- Ampliar o gosto pelo estudo de Ciências.
2- Despertar a curiosidade dos alunos para que possam construir novos conhecimentos.
3- Realizar experimentos de ciências.
4- Promover troca de experiências entre as turmas da escola.
5- Realizar a feira de Ciências.
6- Trabalhar gênero textual.
7- Elaborar textos escritos sobre o que aprendeu com a leitura das revistas.

Conteúdo: Ciências e Língua Portuguesa.

Público Alvo: Ensino Fundamental/Anos Iniciais – 1º ao 5º.

Tempo Estimado: 21/02 até 29/04/2011.

Material Necessário: Revistas Ciência Hoje para Crianças.
Lápis, papel, tesoura, cola, garrafa pet.
Material específico para cada experiência selecionada.

Estratégias para implantação do projeto.
• Seleção das revistas Ciência Hoje para Crianças da biblioteca da escola.
• Análise do conteúdo das revistas.
• Seleção de experiências para serem desenvolvidas em cada turma.
• Conversa com os professores para fazer uso das revistas.
• Apresentação das revistas, pela supervisora escolar, em todas as turmas.
• Conversa informal com as turmas sobre a revista, o seu conteúdo, as respostas que nela podem encontrar para perguntas do tipo:
Porque o mar é salgado?
Porque o lagarto toma sol?
Porque tem lixo no mar?
Porque o avião não cai com tampo peso?
• Conversa com os alunos sobre o processo científico e que eles também poderiam ser “cientistas” realizando algumas das experiências contidas na revista.
• Apresentação para as turmas da experiência que cada uma irá realizar.
• Proposta do horário da leitura das revistas.
• Disponibilização de revistas em cada sala para leitura e posterior troca com as das outras turmas.

Desenvolvimento:
- Leitura das revistas nas aulas.
- Discussão sobre os temas com os professores.
- Troca do material das revistas entre as turmas.
- Elaboração de textos.
- Realização de Experiências.
- Apresentação das experiências na Feira de Ciências.

Avaliação:
Podem ser avaliados:
- Fluência da leitura,
- Interpretações de texto,
- Processo da escrita e reescrita das correções do texto.
- Organização para realizar as tarefas seguindo as orientações propostas,
- Compreensão da sequência utilizada para a realização da experiência.
- Organização das idéias para repassar a experiência na Feira de Ciências.
- Competência para realizar trabalho em grupo.

Três Pontas, 14 de fevereiro de 2011.
R.D.F.O.

Nenhum comentário:

Postar um comentário