quinta-feira, 17 de março de 2011

PROJETO MEIO AMBIENTE E O USO DE AGROTÓXICOS

Objetivos: Possibilitar que os estudantes pesquisem, analisem, questionem e construam conhecimentos sobre Agrotóxicos capaz de desencadear uma postura crítica sobre a preservação do Meio Ambiente.

Justificativa: A idéia de desenvolver um projeto que problematizasse a questão da utilização de agrotóxicos nas lavouras surgiu em primeiro lugar pela própria localização da escola, que se situa na zona rural do município de Três Pontas/MG e pelo fato dos estudantes serem moradores da zona rural do entorno da escola e conviverem com esta realidade sem se questionarem sobre as conseqüências do uso indiscriminado de agrotóxicos para as pessoas e para o meio ambiente.

Conteúdos: Ciências, Meio Ambiente, Língua Portuguesa e Artes.
Ao relacionar os conteúdos espera-se que os estudantes estabeleçam relações entre as disciplinas garantindo a construção do conhecimento, contribuindo para que o aluno questione a realidade, formule problemas tratando de resolvê-los, utilizando, para isso, o pensamento lógico, a criatividade, a intuição e a capacidade de análise crítica.

Público Alvo: Ensino Fundamental/Anos Iniciais – 4º e 5º anos.

Tempo Estimado: Abril á junho/2011.

Material Necessário: Livros Didáticos, revistas, jornais, textos sobre o tema, vídeos, ônibus para transportar os estudantes para as visitas.

Metodologia: Estudo em sala de aula, palestras, visita à lavoura, visita ao local de recebimento de embalagens de agrotóxico do município, assistir à vídeos, pesquisa, entrevistas.

Desenvolvimento:
• Para identificar o que os estudantes conheciam sobre agrotóxico o professor fez a pergunta sobre o que eles sabiam sobre o tema e foi registrando as respostas no quadro de giz.
• Problematizou as respostas dos estudantes proporcionando nova discussão.
• Perguntou aos estudantes o que não sabiam sobre agrotóxicos adotando o mesmo procedimento de registro no quadro de giz.
• E continuou: Como é que vamos saber o que não sabemos?
• Solicitou aos estudantes que registrassem no caderno de classe as respostas do grupo utilizando o seguinte formato:
O que sabemos? O que não sabemos? Como vamos saber?

• Entregou um questionário para que os pais com duas perguntas:
 Você sabe se pode haver contaminação das pessoas e do meio ambiente pelo uso de agrotóxico?
 Dê um exemplo.
 Você sabe como se dá o descarte das embalagens de agrotóxicos no nosso município.
Atividades Cronograma
Discussão do tema e proposta do projeto aos estudantes. 01/04/2011
Análise dos questionários dos pais e nova problematização. 08/04/2011
Discussão e interpretação crítica de notícias e de textos sobre o assunto em sala de aula. 15/04 á 03/05
Assistir á vídeos. 15/04 á 03/05
Elaboração, em sala de aula, de um questionário para ser encaminhado a um técnico da EMATER.
06/05/2011
Análise da resposta do técnico e problematização em sala de aula. 09/05/2011
Elaboração de um convite para que o técnico da EMATER,que respondeu ao questionário, venha á escola para uma palestra. 11/05/2011
Elaboração em grupo de um cartão de agradecimento pela palestra. Em sala de aula antes do dia da palestra.
Palestra para estudantes e comunidade escolar. Data sugerida pelo palestrante.
Visita à lavouras para análise do espaço geográfico( solo, água, relevo) e conhecimento sobre a utilização de agrotóxico. Data sugerida pelo proprietário da fazenda.
Elaboração de uma cartinha para a Secretária de Educação contando sobre o projeto e pedindo o transporte para visitar o local de descarte de embalagens tóxicas. Data a ser combinada com a secretária e com o responsável pelo local de descarte.
Elaboração, em grupo, de um cartão de agradecimento para a secretária e para o responsável pelo local de recebimento das embalagens. Logo após a visita.
Visita as Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente para a apresentação do projeto concluído. Maio/2011
Culminância do projeto com apresentação artística. 03/06/2011 – Em comemoração ao Dia Nacional do Meio Ambiente.

Avaliação:
Podem ser avaliados:
Em Língua Portuguesa:
- Fluência da leitura,
- Interpretações de texto,
- Processo da escrita e reescrita das correções do texto.
- Identificação de gêneros textuais.
- Elaboração e identificação da função de diversos gêneros textuais ( carta, convite, agradecimento, questionário, etc.).
Em Meio Ambiente
- Pelas discussões em sala e durante todo o trabalho podem ser avaliados a construção do conceito de Meio Ambiente e da consciência ecológica.
Em Ciências
- A compreensão do uso de agrotóxicos e suas conseqüências para os mananciais de água.
- A contaminação dos alimentos e a sua relação com a saúde do homem.
- Doenças oriundas da contaminação por agrotóxicos.
Artes.
- Organização para realizar as tarefas seguindo as orientações propostas,
- Competência para realizar trabalho em grupo.

Três Pontas, 17 de março de 2011.
Roseanne Duarte Funchal Oliveira

3 comentários:

  1. Adorei, vou utilizar como base para elaboração um outro projeto com o mesmo tema porém de acordo com a diversidade da nossa comunidade. Posso????
    Muito obrigada Roseane e Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu projeto, iremos usar como base para elaboração do nosso projeto da escola. pois ele será muito últil. Podemos??? Somos de uma escola do campo, e nossa clientela são filhos de produtores rurais esse projeto irá alertá-los sobre os males que o agrotóxico pode causar ao organismo humano.

    ResponderExcluir
  3. I would first like to thank the author for coming up with the insightful information every time. People if you are also looking for the best shimla tour packages | Rajasthan Tour Packages from Delhi then reach out to Indian Travel Store as we are the best Travel Partners of yours.

    ResponderExcluir