sexta-feira, 4 de março de 2011

UM, DOIS, FEIJÃO COM ARROZ. TRÊS, QUATRO, FEIJÃO NA FEIRA DE CIÊNCIAS.

Atividade: Estudo do Feijão, de forma interdisciplinar, para a Feira de Ciências.

Objetivos:
• Conhecer o ciclo de vida do feijão.
• Identificar os cuidados necessários para o seu desenvolvimento.
• Responsabilizar-se pelo desenvolvimento de sua plantinha.
• Produzir um registro informativo, de forma interdisciplinar.
• Culminância do projeto com a apresentação dos produtos na Feira de Ciências da escola.


Conteúdo: Experiência de Ciências.
Projeto interdisciplinar – integração dos conteúdos.

Anos: 1º e 2º do Ensino Fundamental.
Turma multisseriada de escola localizada na zona rural.

Tempo Estimado: De março de 2011 a junho de 2011.
Número de aulas:

Material Necessário: Livros didáticos do 1º e 2º anos.
Caderno e lápis para o registro informativo.
Garrafa Pet para o plantio do feijão.
Sementes de feijão.
Adubo.

Livros adotados pela escola:
Geografia, História e Ciências: A Escola é nossa. Editora Scipione.
Matemática:
Língua Portuguesa:

Desenvolvimento:
1ª Etapa:
#Instigue os estudantes a falar sobre seu cotidiano para observar o conhecimento que eles possuem do tema.

2ª Etapa:
# Apresente os livros didáticos de cada disciplina do currículo a ser estudado no ano em curso.
#Distribua os livros e deixe os estudantes a vontade para explorá-los.
#Provoque a discussão: podemos estudar o feijão em todas estas disciplinas? Registre as hipóteses feitas pelos estudantes.

3ª Etapa:
#Estudo interdisciplinar do tema com base nos livros adotados pela escola.
# Pesquisa com a nutricionista.

4ª Etapa:
# Plantio do feijão na garrafa Pet.
# Cuidados diários com sua plantinha.- Registro das observações.
#Levar para a casa nos finais de semana para cuidar do pé de feijão.
# Plantio do canteiro de feijão na escola.

5ª Etapa:
#Feijoada na merenda escolar.
# Apresentação dos trabalhos na feira de Ciências.
Desenvolvimento do estudo interdisciplinar:

Lingua Portuguesa:
Livro 1º ano, P. 52 – Cantiga da Dona Baratinha.
Livro 2º ano, P.114 – adaptar a atividade para a leitura do clássico: João e o Pé de Feijão. Fazer a ficha literária.
Usar o cardápio da escola nas atividades de alfabetização.

Matemática
Livro do 1º ano: trabalhar dentro e fora com potes de feijão. Adaptar para feijão enlatado.
Livro do 2º ano, p.132 – Quilograma. Usar o feijão para outras atividades propostas no livro.
Utilizar o cardápio da escola para as atividades matemáticas.
# Perguntar aos estudantes quantas vezes na semana comemos feijão na escola.
# Comparar com as vezes que aparece os outros alimentos.
# Construir um gráfico.

História e Geografia- interdisciplinando.
História:Livro do 2º ano: brincadeiras do seu tempo, p.18.
Famílias: falar dos afrodescendentes e da feijoada.

Geografia:
Livro do 2º ano – Sobrenomes. Falar que em nossa cidade temos um médico chamado Dr. Feijão.
P. 38 – Lugar onde moramos. Podemos plantar o feijão onde moramos? Pesquisa com os pais. Apresentar o livro de Ciências, p.40: A horta de Helena.

Ciências:
Atividades das páginas: 34, 56, 61, 71, 78 e 83.

Geografia e Ciências: interdisciplinando.

01 -Geografia: P. 40 – A Escola.

Ciências: P.46 – Horta da Escola. Plantio de um canteiro de feijão com a ajuda dos motoristas que fazem a linha da escola.
O cardápio da escola.

Geografia: p. 46 – Conhecendo o campo ( Plantio do feijão).
Transformação de matéria prima: levar latas de feijão e feijoada para os alunos conhecerem.

Ciências: Valor nutricional do feijão. Tempo de preparo. Pesquisa com a nutricionista da rede municipal de ensino.

Geografia: P. 54 – Conhecendo a cidade.
Ciências: P.24 - Terrenos baldios. Ao invés do lixo a subsistência. Qual a vantagem se neles fossem plantados o feijão?
História: Estudo do bairro – idem terrenos baldios.


Três Pontas, 09 de fevereiro de 2011.

Supervisora: Roseanne Duarte Funchal Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário