domingo, 20 de março de 2011

PROJETO DIDÁTICO – DENGUE

Objetivos:
• Identificar possíveis focos do mosquito da dengue.
• Fotografar os lugares identificados.
• Produzir um Power point com as fotos.
• Produzir uma armadilha para o mosquito.
• Examinar a armadilha ( colocada na escola) a cada três dias e eliminar os mosquitos aprisionados.
• Introduzir a família na luta contra a dengue.
• Apresentar o projeto na Feira de Ciências da escola.
• Fazer uma peça teatral sobre a dengue.

Conteúdo
Ciências

Ano: 5º ano

Tempo Estimado: fevereiro á junho/2011

Material Necessário
• Textos sobre a dengue.
• Câmera Fotográfica.
• Impressão das fotos.
• Material para a armadilha( 1 garrafa PET, tesoura, lixa para madeira, 10cm de microtule, 3ou4 grãos de arroz cru amassados).
• Computador e cd para produzir um Power point com as fotos.
• Fantasias para o teatro.

Desenvolvimento
1ª Etapa
Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre a dengue.
Como é o trabalho de prevenção e de combate ao mosquito no município de Três Pontas/MG.
Se conhecem o mosquito transmissor?
Se sabem quais são os possíveis focos para o mosquito procriar?
Se eles acham que podem contribuir para eliminar do mosquito da dengue?
Quais são os sintomas da dengue?

2ª Etapa
Propor aos alunos que identifiquem e fotografem os possíveis focos do mosquito no seu espaço de convivência.
Ensinar aos alunos o manuseio da câmera fotográfica.

3ª Etapa
Passar as fotos para o computador da escola e pedir para que os alunos identifiquem as fotos e os lugares.
Produzir nas aulas de informática o Power point das fotos.
Pedir para os alunos discutirem o tema com as suas famílias.

4ªEtapa
Incentivar a turma para participar da luta contra a dengue.
Propor aos alunos a construção da armadilha, apresentada no canal Conexão Futura.
Pedir para os alunos levar para a escola uma garrafa PET.
Providenciar o material restante na escola.
Fazer a armadilha e colocar nos lugares, conforme a orientação do projeto no Conexão Futura.
Elaborar um cronograma de vigilância da armadilha,deixando um aluno responsável pela verificação a cada três dias.
O aluno responsável deverá comunicar a professora se encontrar sinal do mosquito.
A professora leva a armadilha para a sala de aula para que todos os alunos possam identificar os sinais e proceder à agitação da água até perceber que os mosquitos morreram.
Levar a turma para o pátio e abrir um buraco para enterrar a água.
Pedir aos alunos para contarem a experiência em casa, propondo aos pais a construção da armadilha.

5ª Etapa
Apresentar o CD produzido, a armadilha e os registros escritos da vigilância na Feira de Ciências.
Convidar os pais para a Feira de Ciências.

6ª Etapa
Escolher a peça para ser apresentada.
Ensaiar os alunos.
Convidar os pais para a apresentação.

Avaliação
Observação das fotos tiradas pelos alunos, do registro da vigilância da armadilha e das explicações e respostas das dúvidas dos visitantes da Feira de Ciências.

Professora: Margarethe
Especialista: Roseanne Funchal
EM da Faz Sobradinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário