segunda-feira, 28 de março de 2011

Projeto da Água

Atividade: Estudo dos estados físicos da água.
Objetivos: Identificar os estados físicos da água e sua utilização.
Formular hipóteses.
Fazer experimentos.
Argumentar, após as experiências, as hipóteses formuladas.
Elaborar Ficha: Registro das Hipóteses de Argumentos.
Elaborar cartazes com as fases do projeto.

Culminância: Apresentação na Feira de Ciências.
Apresentação artística sobre o tema: Água.

Conteúdos: Ciências e Informática.

Ano: 4º ano do ensino fundamental.

Tempo estimado: 01 mês

Material Necessário:
Para o estudo: Livro Didático adotado pela escola.
Para a experiência:Água, duas vasilhas com identificação de medidas, vasilha para ferver água, fogão e geladeira.
Para os cartazes: papel craft, canetas hidrocor, régua.
Para o portifólio: papel A4, câmera fotográfica, computador.

Desenvolvimento:
1º Passo: Levantamento do conhecimento dos alunos sobre o tema:
O que sabemos? O que não sabemos? Como saber?

2º Passo: Registro das respostas dos alunos, discussão em sala.
3º Passo: Pedir que os alunos respondam as seguintes questões:
• Você acha que certa quantidade de água ao passar do estado líquido para o sólido (gelo) e depois do sólido para o líquido sofre alteração ou mantém a mesma quantidade?
• Em sua opinião a temperatura influi no processo de degelo ( passagem do estado sólido para o líquido)?
• A água diminui de quantidade em estado de ebulição?
• O vapor (estado gasoso) é úmido ou seco?
4º Passo: Pedir para que registrem suas respostas.
5º Passo: Estudo do tema no livro de ciências.
6º Passo: Tirar foto para inserir na Ficha de Hipóteses.
7º Passo: Na aula de Informática, com a ajuda do instrutor, fazer a sua ficha de hipóteses, registrar suas respostas e inserir sua foto.
8º Passo: Ir com os alunos para o local onde serão feitas as experiências:
• Colocar a mesma quantidade de água em duas vasilhas com identificação de medidas.
• Colocar as vasilhas no congelador.
• No outro dia tirar as vasilhas do congelador e colocar uma no sol e outra na sala de aula, ao mesmo tempo, pedir aos alunos que observem o processo de transformação do estado sólido para o líquido e registrem o tempo que cada uma gastou no processo.
Ir com os alunos ao local para experiência:
• Medir uma quantidade de água e colocar para ferver.
• Deixar ferver por 5 minutos, sem tampar a vasilha.
• Colocar um pano sobre a vasilha, para identificar que fica molhado.
• Desligar o fogo, deixar a água esfriar um pouco e medir.
Nota: todo este processo deve ser observado e registrado pelos alunos.
9º Passo: Elaborar os cartazes com os passos das experiências.
10º Passo: Na aula de Informática, retomar sua ficha e registrar suas conclusões.
11º Passo: Na sala de aula, de posse de suas fichas, retomarem a discussão.
12º Passo – Seleção e ensaio para a apresentação artística.

Avaliação: Podem ser avaliados em Ciências:
• Capacidade de observação e registro.
• Capacidade de formular hipóteses e argumentações.
• Capacidade de análise.
Em Informática: Localizar sua pasta, digitação, inserir imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário